Beatriz Grecu é Vice-campeã Nacional e Martim Louro é bronze

24
jan

Beatriz Grecu é Vice-campeã Nacional e Martim Louro é bronze

Nacional

Beatriz E Martim Pagina Web

Nos dias 24 e 25 de janeiro, realizou-se em Aveiro, na Nave Multiusos Caixa UA, o Campeonato Nacional de Cadetes (Sub-18) e o Campeonato Nacional de Equipas de Cadetes, reunindo os melhores jovens judocas do país entre os 15 e 17 anos de idade.

Em grande evidência esteve a judoca Beatriz Grecu, da Escola de Judo Ana Hormigo que entrou em prova como cabeça de série número 1, resultado do título de vice-campeã nacional alcançado na época anterior. Beatriz realizou um percurso irrepreensível até à final, vencendo todos os seus combates.
Na primeira ronda, derrotou a atleta da ULHT por ippon; de seguida, venceu a judoca do Ippon Spirit (Lisboa) e, na meia-final, levou a melhor sobre a adversária da Academia Chuchin. Na final, frente à atleta de Aveiro, do 4Judo, acabou por ceder no combate de solo, conquistando assim a medalha de prata. Beatriz Grecu repete o feito do ano anterior, sagrando-se novamente vice-campeã nacional na categoria de -48 kg.

Outro grande destaque foi Martim Louro, na categoria -60 kg, que conquistou de forma brilhante a medalha de bronze numa prova extremamente competitiva, com 31 atletas. Martim iniciou a competição a eliminar um cabeça de série, atleta do CAAL, por pontuação máxima, seguindo-se a vitória frente ao judoca do JC Gaia. Nas quartas-de-final, acabou por ser afastado pelo atleta da ULHT, num combate bastante disputado. Já na repescagem, Martim venceu os atletas do Charnequense e do Sport Algés e Dafundo. No combate decisivo pelo bronze, num duelo épico que se prolongou para Golden Score, venceu por pontuação máxima o atleta do Ginásio Clube Português, num combate que ultrapassou os 20 minutos de duração.

Participaram ainda Beatriz Barata (-48 kg), Madalena Cruz (-57 kg), Alexandre Silva (-50 kg), Rodrigo Calças (-73 kg), Daniel Ribeiro (-90 kg) e Tomás Dias (+90 kg), todos representantes da escola albicastrense.

No segundo dia de competição, foi a vez das provas por equipas. A equipa feminina da EJ Ana Hormigo foi composta por Beatriz Grecu, Beatriz Barata, Madalena Cruz, Lavínia Souza e Giovana Aznar, enquanto nos masculinos, a equipa alinhou com Alexandre Silva, Martim Louro, Rodrigo Calças, Filipe Campos (atleta do Judo Force do Porto), Tomás Dias e Daniel Ribeiro.

Ambas as equipas não conseguiram ultrapassar o primeiro encontro, com as femininas a perderem frente ao FSAL de Lisboa por 3-2 e os masculinos frente ao Charnequense por 4-1. De destacar que Martim Louro venceu o Campeão Nacional em título na competição por equipas, embora esse resultado não tenha sido suficiente para garantir a vitória no encontro.

Nas repescagens, as equipas voltaram a não conseguir superar os adversários, com nova derrota das femininas frente ao Clube de Judo de Angra do Heroísmo por 3-2 e dos masculinos frente ao Judo Clube de Lisboa por 4-1.

Apesar dos resultados coletivos, o balanço final é muito positivo, com destaque para o excelente desempenho no Campeonato Nacional individual, onde os atletas conquistaram duas medalhas, colocando os judocas albicastrenses na órbita dos trabalhos da Seleção Nacional, já no próximo mês de fevereiro, garantindo ainda o apuramento para a Taça da Europa, a realizar-se, em Portugal, no mês de maio, prova de qualificação para os Campeonatos da Europa e do Mundo.

Os atletas foram acompanhados pelos treinadores Ana Hormigo e Abel Louro.

Comentários (0)