Nacional , Juniores
O Campeonato Nacional Juniores, prova rainha do escalão sub 21, decorreu no passado dia 5 de março em Cernache, Coimbra.
O albicastrense João Dias da Escola de Judo Ana Hormigo apresentou-se na competição como um dos favoritos, sendo cabeça-de-série por ser vice-campeão nacional 2021. Numa categoria com 22 atletas, João esteve irrepreensível, vencendo 2 combates até chegar à meia-final. Aí encontrou João Alves do mesmo clube, passando para a final, frente ao atleta de Portimão. Nesse último combate, João ainda esteve a perder, mas conseguiu marcar pontuação máxima, sagrando-se Campeão Nacional 2022 na categoria -81 kg.
A alcainense Denisa Grecu esteve também em grande nível na categoria -48 kg ao chegar à final. Venceu as atletas de Ponta Delgada e de Beira Mar. Na final não conseguiu ultrapassar a adversária do Sport Algés e Dafundo.
Matilde Gonçalves também na categoria -48 kg alcançou a medalha de bronze, cedendo apenas na meia-final frente à atleta que viria a ser campeã nacional. Na disputa do 3º lugar venceu a adversária de Ponta Delgada por Ippon.
Maria Inês Rosário, campeã nacional 2021 era uma forte candidata ao título na categoria – 57kg. A judoca de Castelo Branco venceu o primeiro combate frente à atleta da Universidade Lusófona, mas cedeu no segundo combate frente a atleta da Académica que viria a sagrar-se campeã nacional. Na repescagem venceu a adversária do Pragal e no Bronze venceu outra atleta da Académica de Coimbra.
Adriana Torres, campeã nacional de cadetes (sub18) era também uma forte candidata na categoria -63kg, vencendo 2 combates até chegar à meia-final onde foi remetida para o bronze. No último combate venceu a atleta do Algés.
João Alves, ainda alcança o honroso 5º lugar na categoria -81 kg, enquanto que Carlos Gregório (-60Kg), Afonso Dias (-73Kg), Maria Inês Bernardino (48 kg) e Eduarda Martins (-63Kg) não obtiveram classificação.