João Alves é campeão nacional universitário

26
out

João Alves é campeão nacional universitário

Competição

Medalhados (1)

No domingo, dia 26 de outubro, Aveiro recebeu o Campeonato Nacional Universitário de Judo, reunindo os melhores estudantes-atletas do país num dia longo de grande nível competitivo.

O judoca João Pedro Alves, estudante de Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico de Lisboa e judoca desde os 3 anos de idade sagrou-se Campeão Nacional Universitário na categoria -90 kg. Na fase de grupos, venceu os representantes da AEISCTE-IUL, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Universidade do Porto. Na meia-final superou o atleta da Académica de Coimbra e, na final, conquistou o ouro ao derrotar o adversário da Universidade NOVA, por pontuação máxima. A conquista teve um sabor especial, já que no ano anterior João Pedro tinha sido vice-campeão, após uma grave lesão no ombro o ter afastado da vitória.

Na categoria -52 kg, Mariana Dias, estudante de Enfermagem na ESALD do IPCB, conquistou o título de Vice-campeã Nacional Universitária, alcançando a sua primeira medalha nesta competição, depois de, no ano passado, não ter ultrapassado a fase de grupos.

Também Matilde Gonçalves, estudante de Medicina na Universidade NOVA de Lisboa sagrou-se Vice-campeã Nacional Universitária na categoria -48 kg e contribuiu decisivamente para o título coletivo da Universidade NOVA.

O judoca João Dias, estudante de Engenharia Civil e representante da Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa, protagonizou uma excelente prova. Após uma derrota inicial que o remeteu para as repescagens, conseguiu vencer todos os restantes combates até alcançar a medalha de bronze na categoria -81 kg, batendo, na disputa pela medalha, o atleta da Associação Académica de Coimbra. Na mesma categoria do campeão nacional João Pedro (-90 kg), Afonso Dias, do IPCB, obteve o 5.º lugar, com uma vitória nas fases iniciais.

Participaram ainda nesta competição Leandro Serra (-66 kg) e Rodrigo Santos (-81 kg) pela AAUBI, David Paulo (-66 kg) e Luís Domingos (-73 kg) pelo IPCB e João Gregório (- 100 kg) da AEISCTE-IUL.

Estes resultados refletem a dedicação exemplar destes atletas que conciliam o rigor dos estudos superiores com a exigência dos treinos e da competição. O compromisso, disciplina e paixão demonstrados por estes judocas comprovam que é possível ser estudante e atleta de alto nível, representando com orgulho as suas instituições e o desporto académico nacional.

Comentários (0)