Associação

A nossa história

O Judo é uma arte marcial japonesa que prima pela educação, pelo bem-estar físico, mental e social do praticante. A UNESCO declarou o Judo como a melhor modalidade desportiva para crianças e jovens, referindo que a sua prática possibilita uma infinidade de situações de aprendizagem.

A Associação Escola de Judo Ana Hormigo - IPSS é um clube de Judo que tem como cidade berço Castelo Branco, localidade onde a judoca internacional Ana Hormigo nasceu, cresceu e realizou o seu percurso académico e desportivo. Ana Hormigo, judoca de alto rendimento até 2012 e atleta de referência nacional e internacional levou o nome de Castelo Branco além fronteiras com a conquista de inúmeros títulos desportivos. Ana Hormigo foi uma das impulsionadoras e fundadoras desta associação, sendo atualmente treinadora e responsável técnica da Escola, bem como selecionadora nacional sénior.

E porque no interior do país também nascem e crescem campeões, a Associação Escola de Judo Ana Hormigo - IPSS dispõe atualmente de 18 salas de Judo, no concelho de Castelo Branco, Idanha a Nova e Fundão, com 403 crianças, jovens e adultos praticantes, todos eles federados na Federação Portuguesa de Judo.

A Associação Escola de Judo Ana Hormigo - IPSS nasceu em 2007 num projeto que abraçava essencialmente duas associações promotoras de Judo, a Associação Judo Clube União Albicastrense sediada em Castelo Branco e a Associação Judo Clube Alcainense sediada em Alcains. Dada a contínua expansão do Judo pelo distrito de Castelo Branco através da criação de núcleos de Judo promovidos pela atleta/treinadora Ana Hormigo e do treinador Abel Louro havia a necessidade de constituir uma única associação que não só abrangesse todo o distrito mas que essencialmente honrasse a sua figura emblemática, a Atleta Olímpica Ana Hormigo - 7ª classificada nos Jogos Olímpicos 2008.

De forma a unificar, clarificar e fortificar este conceito de Escola, em 2012 fez-se uma fusão de todos os núcleos promovidos pelos 2 treinadores e fundou-se institucionalmente a Associação Escola de Judo Ana Hormigo. Hoje todos os núcleos funcionam em rede, todos os atletas representam o mesmo emblema de clube e em conjunto traçam o mesmo objetivo: a disseminação da Escola de Judo Ana Hormigo - IPSS.

No ano de 2017, dá-se a necessária e devida revisão estatutária, bem como o respetivo pedido de Instituição de Solidariedade Social, que foi aprovado em agosto de 2018, passando assim a nossa instituição a denominar-se Associação Escola de Judo Ana Hormigo - IPSS.

SADsd

“O judo tem uma filosofia única que te ensina a encarar cada luta ou desafio com coragem, autocontrolo e respeito, dentro e fora do tatami.”


Ana Hormigo

Valores e Pilares da AEJAH

O Judo é um desporto Olímpico de elevado valor educativo, o praticante de Judo para além de melhorar a sua condição física, contata com os princípios éticos próprios da modalidade, aprende a competir respeitando regras e respeitando os adversários, adota comportamentos que o valorizam humana e socialmente.
Esta modalidade tem como objetivo principal, a procura de um equilíbrio entre o corpo e a mente. Desta maneira valoriza-se o respeito pelo ser humano, como indivíduo único, o raciocínio, e a coordenação motora.
É uma modalidade muito completa, já que todo o corpo trabalha formando um desenvolvimento muscular equilibrado. Como modalidade olímpica está sujeita a regras muito rígidas, de modo a salvaguardar a integridade física e mental dos seus praticantes.
A prática do Judo desenvolve altos níveis de resistência, força e flexibilidade, ao mesmo tempo que proporciona a aquisição motora de técnicas eficazes de defesa.
O Judo é um estado de espírito, uma filosofia de vida, uma atividade de manutenção, um método de ensino, uma arte marcial.

Os quatro pilares da AEJAH-IPSS


Esforço
Esforço Hormigo
Dedicação
Superação Hormigo
Superação
Superação
Humildade
Humildade

Código Moral do Judo

Amizade

O respeito, a sinceridade e a modéstia são a base para construir laços de amizade com aqueles que nos acompanham nesta escola de vida

Honra

Ser digno consigo próprio e com os outros; dar o melhor de si e fazer por ganhar, mas não procurar a vitória a qualquer custo

Auto-controlo

Controlar as emoções e os impulsos, principalmente os negativos, mantendo-se concentrado nas suas capacidades e no que tem de ser feito

Modéstia

Saber ganhar, saber perder, ser humilde e simples em ambas as situações e, acima de tudo, com os seus colegas

Cortesia

Existem um conjunto de regras e de etiquetas que devem ser respeitadas; o Judoca tem de ter sempre consciência das suas atitudes e consequentes resultados

Sinceridade

Saber ser verdadeiro e exprimir-se genuinamente, o que implica um grande conhecimento e aceitação de si próprio

Coragem

No Judo tal como na Vida, ser corajoso implica saber começar uma coisa, ter a força para continuar, mesmo sem resultados à vista, e nunca desistir, ter sempre esperança

Respeito

Talvez o valor mais importante do Judo e da Vida, é essencial respeitar-se a si, aos outros atletas, ao treinador e a tudo o que se passa no tapete. Só com respeito é que existe confiança, verdade e amizade

Missão, visão e valores

Missao Visao Valores

A Associação Escola de Judo Ana Hormigo - IPSS como entidade promotora de Judo prima pelo seu valor educativo e formativo na área desportiva.
Fomentamos a prática desportiva regular, promovemos hábitos de vida saudável e incutimos um conjunto de valores morais para a cidadania.

Educar, Ensinar e Formar, crianças e jovens, e ou outros indivíduos com ou sem deficiência promovendo a prática da modalidade de Judo junto da população do distrito de Castelo Branco, tentando dotar o número reduzido de instalações desportivas de equipamento adequado para o desenvolvimento de aulas da modalidade, com alunos e crianças que frequentem vários ciclos de escolaridade diferentes.
Promover o gosto pela atividade física e hábitos de vida saudável das crianças e jovens e ou outros indivíduos com ou sem deficiência, através da prática do Judo seguindo uma linha de ação que assenta na descentralização das iniciativas desportivas e na equidade no acesso à prática do Judo, diminuindo a estigmatização destas populações.

Queremos implementar o Judo no concelho de Castelo Branco e ainda em alguns concelhos vizinhos, colmatando assim a falta de oferta desportiva nesta área. A partir daí, após esta primeira fase já implementada do projeto após mais de dez anos de sucesso, pretendemos replicar a iniciativa em todo o distrito de Castelo Branco, para além da já existente, para tal, serão necessárias ainda mais parcerias e protocolos com as autarquias locais de forma a manter a sustentabilidade do projeto. Pretendemos ainda replicar o nosso Projeto de Judo Para Todos – Judo Adaptado para pessoas com deficiência, por outras instituições e localidades do distrito de Castelo Branco. Desejamos ainda realizar e implementar novos projetos educativos e pedagógicos, tais como o Programa “Yuki” e o Programa Judo Academy 4 All

Ao nível da implementação do projeto: Rigor, dedicação, paixão, audácia de explorar novos mercados, aperfeiçoamento contínuo. Nas atividades: Tolerância, respeito mútuo, espírito de equipa, disciplina e companheirismo. Preocupação social/projeto inclusivo: Empréstimo de equipamentos desportivos, apoio nas deslocações e oferta do valor da mensalidade e ou outras taxas, para quem tiver dificuldades financeiras e para isso seja devidamente identificado. Para além destes, pretendemos implementar quatros Pilares da AEJAH - IPSS: Esforço; Dedicação; Superação e Humildade. E ainda manter a aposta no seguimento e prossecução do Código Moral do Judo: Amizade; Autocontrolo; Cortesia; Coragem; Honra; Modéstia e Sinceridade.

A nossa equipa

Ana Hormigo
Ana Hormigo
Coord. Equipa Técnica
Abel Louro
Abel Louro
Chefe de Equipa Técnica
Jose Duarte
José Duarte
Treinador Competição
Catarina Moura
Catarina Moura
Treinadora Formação
Sofia Corte
Sofia Côrte
Trein. Judo Adaptado
Ines Rosario
Inês Rosário
Treinadora Formação
Joao Gregorio
João Gregório
Treinador Formação
Joao Dias
João Dias
Treinador Formação
Andre Hormigo
André Hormigo
Treinador Formação

Finalidades estatuárias

A associação tem como objeto principal a criação de incentivos à prática de modalidades
desportivas em geral e do judo em especial, promovendo a sua prática e de outras modalidades desportivas de competição com carácter amador e a formação desportiva, cultural e recreativa, nomeadamente nos seguintes domínios e de forma mais específica:

a) Apoio à infância e juventude, principalmente a crianças e jovens em perigo
e/ou desfavorecidos;
b) Apoio às pessoas com deficiência e incapacidade;
c) Educação e formação profissional dos cidadãos;
d) Apoio à integração social e comunitária;
e) Diminuir as desigualdades entre camadas sociais.

A Associação propõe-se ainda a desenvolver atividades de apoio social para pessoas idosas, com e sem alojamento, atividades de apoio social para pessoas com deficiência, com e sem alojamento, atividades de apoio social para crianças e jovens, com alojamento, atividades de apoio social com e sem alojamento, outras atividades de apoio social sem alojamento, atividades de cuidados para crianças, sem alojamento, formação profissional, escolas de línguas e outras atividades educativas.