Adriana em 7º lugar e Matilde em 9º lugar na Taça da Europa de Teplice, República Checa

abr

Competição , Internacional , Estágios , Internacionais , Cadetes

Adriana Torres E Matilde Gonçalves

Adriana Torres e Matilde Gonçalves campeãs nacionais de cadetes (sub 18) da Escola de Judo Ana Hormigo foram convocadas pela Federação Portuguesa de Judo para participar na Taça da Europa de Teplice na República Checa que decorreu entre os dias 9 e 10 de abril.

Esta competição do circuito mundial para judocas entre os 15 e 17 anos de idade teve a participação de 29 países e 562 atletas.

Matilde competiu no primeiro dia, sábado, na categoria -44 kg numa categoria com 17 atletas europeias, alcançando um honroso 9º lugar. Sendo uma das oito cabeças de série ficou isenta na primeira ronda, defrontando a alemã Laura Krutsch na segunda ronda, a qual derrotou pela pontuação máxima. Nos quartos-de-final encontrou a italiana Rebecca Valeriani. Num combate bastante disputado, Matilde acabou por ceder já no tempo extra, golden score, por acumulação de 3 castigos. Na repescagem foi afastada pela holandesa Liv Schoonen também por castigos, após 4 minutos de tempo extra.

Adriana Torres entrou em ação no domingo na sua categoria -63 kg com 47 atletas, tendo tido também uma prestação bastante positiva com 6 combates realizados e um honroso 7º lugar da geral. Na primeira ronda derrotou pela vantagem máxima, ippon, a inglesa Queenie Tancock. Na segunda ronda afastou a segunda cabeça de série da competição, a austríaca Franziska Schloegl, vencendo pela pontuação máxima a vencedora da Taça da Europa em Itália 2022. Nos quartos-de-final Adriana encontrou a Ucraniana Yuliia Kuzmenko com quem perdeu por duas pontuações de wazari. Nas repescagens venceu pela pontuação máxima a holandesa Faye Spinder e a alemã Saraphina Muhammed e cedeu no último combate da repescagem que daria acesso ao combate do bronze, a atleta checa Adela Simunkova.

Estas duas atletas da Escola de Judo Ana Hormigo estão a tentar uma vaga para o Campeonato da Europa a realizar na Croácia, o Campeonato do Mundo a realizar na Bósnia, assim como para o Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) a realizar na República da Eslováquia.

A Equipa nacional fica até dia 12 de abril em Estágio internacional na República Checa.