Projetos Sociais

O nosso papel na sociedade

Temos o apoio a instituições de carácter social e desportivo, preservando e criando mais parcerias estratégicas de apoio com várias autarquias, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, jardins de infância, instituições solidariedade social e outros parceiros públicos e privados.

Um dos protocolos de maior impacto social e mais antigo, foi celebrado com o Lar de Menores e Jovens de Castelo Branco no final do ano 2012. A Associação Escola de Judo Ana Hormigo inclui a título gratuito cerca uma dezena de jovens em risco de exclusão social dando-lhes a oportunidade de praticar este desporto e de se afastar de comportamentos desviantes do dia-a-dia. O intuito de integrar o Judo nas atividades extracurriculares destes jovens têm proporcionado uma experiência desportiva gratificante e novas vivências que contemplam valores morais de elevada importância para o quotidiano. Na mesma linha e orientação enquadra-se a CIJE - Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco, que iniciou a sua parceria mais recentemente no ano 2018.

Outro parceiro fundamental e excecional é a APPACDM de Castelo Branco, desde 2014 que nos apoia e possibilita o trabalho que temos vindo a desenvolver nomeadamente com o Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência, através dos Projetos BPI Capacitar – Judo Para Todos em 2014 e 2021 e ainda do PNDT do IPDJ desde o ano de 2016, Projeto - Incluir, Igualar e Aperfeiçoar Judo para Todos!

Também promovemos o curso Técnico Auxiliar de Apoio à Gestão Desportiva – Judo. Pretende-se com este curso técnico, a capacitação, formação e formação-ação (prática em contexto de trabalho) de pessoas com deficiência em técnicos auxiliares de apoio à gestão desportiva na modalidade judo. O profissional no final da respetiva formação irá colaborar na gestão e manutenção de instalações e de equipamentos desportivos, que participa e auxilia no desenvolvimento de atividades e eventos desportivos em diversos contextos organizacionais da modalidade de judo.

Problemas identificados

Em tempo de crise, os cortes orçamentais e os desinvestimentos ao nível da saúde, da educação, da cultura e do bem-estar e lazer estão na ordem do dia.

Ao nível desportivo, assistimos a uma constante desvalorização das atividades físicas e desportivas que tanto beneficiam o bem-estar do indivíduo, como também promovem o desenvolvimento humano e previnem qualquer tipo de discriminação social.

De acordo com a análise das entidades locais do Distrito de Castelo Branco e dos dados facultados pelas diversas instituições envolvidas (plano operacional de respostas integradas 2008), os maiores problemas associados às crianças e jovens neste território prendem-se com:

  1. Falta de investimento na educação e na formação profissional por parte das famílias;
  2. Dificuldades de acesso a bens, serviços e lazer da população;
  3. Início precoce do consumo de álcool;
  4. Banalização e aceitação social do consumo de álcool;
  5. Consumo abusivo de álcool nos jovens, principalmente associado ao contexto recreativo;
  6. Fragilidade dos jovens por falta de apoio das famílias;
  7. Grande disponibilidade e fácil acesso a substâncias psicoativas;
  8. Início do consumo de tabaco em idades muito precoces;
  9. Consumo abusivo de Cannabis nos jovens;
  10. Aumento de crianças e jovens institucionalizados.

A Associação Escola de Judo Ana Hormigo, pretende valorizar e ampliar a sua ação educativa através da prática do Judo, não só na sinalização de crianças e jovens em risco de exclusão social, mas essencialmente no auxílio a estes beneficiários na sua construção de um caminho para a vida.

A ideologia de uma escola prende-se também com o ensinamento de hábitos de vida saudável, na lição de um código moral, na aprendizagem de princípios cívicos de bom cidadão, na oferta de experiências enriquecedoras que formarão e integrarão indivíduos não só na comunidade desportiva mas essencialmente na sociedade.

A AEJAH prima pelo ensino do judo através de regras claras de disciplina universais com 8 princípios cívicos e morais da modalidade:

Delicadeza: saber e respeitar as regras de cortesia que determinam o comportamento
social;
Sinceridade: Exprimir-se sem pensamentos ocultos;
Coragem: fazer aquilo que é justo e leal;
Autocontrolo: Manter a calma mesmo quando a raiva aumenta;
Honra: Ser fiel à palavra dada, com honestidade;
Modéstia: Falar de si sem orgulho ou vaidade e exprimir-se com moderação;
Amizade: compreender que é o mais puro dos sentimentos humanos;
Respeito: Saber respeitar o próximo, mesmo que seja adversário.

Crianças e Jovens em risco de exclusão

Desenvolvemos direta ou indiretamente um trabalho de apoio a jovens em risco de exclusão. O projeto da nossa associação e um dos nossos principais objetivos é o de uma realização de um trabalho de empreendedorismo social e de inclusão pela prática desportiva, que passa por levar o Judo a todas as crianças de qualquer extrato social.

IMG 3932

Pessoas com deficiência - Judo Adaptado

Educar, Ensinar e Formar, crianças e jovens, e ou outros indivíduos com ou sem deficiência promovendo a prática da modalidade de Judo junto da população do distrito de Castelo Branco, tentando dotar o número reduzido de instalações desportivas de equipamento adequado para o desenvolvimento de aulas da modalidade, com alunos e crianças que frequentem vários ciclos de escolaridade diferentes.
Promover o gosto pela atividade física e hábitos de vida saudável das crianças e jovens e ou outros indivíduos com ou sem deficiência, através da prática do Judo seguindo uma linha de ação que assenta na descentralização das iniciativas desportivas e na equidade no acesso prática do Judo, diminuindo a estigmatização destas populações.

Judo Adaptado

Judo na terceira idade

Foi possível em momentos anteriores e através de uma parceria com um grupo de pessoas de terceira idade, Judo sénior com o nome “Tardes de Alcains” realizarmos ao longo de uma época desportiva aulas regulares da nossa modalidade. Que se traduziram num ganho intrínseco de conhecimento, companheirismo, aumento da auto estima, combate ao isolamento e ao risco de exclusão. Assim, existiu um aperfeiçoamento e melhoria de das suas capacidades físicas e psicológicas.

Oldadults Judotraining Pic0

Plano de voluntariado

É nosso objetivo promover não só a inclusão de todos os judocas da AEJAH na participação dos eventos, mas também na organização dos mesmos.
Faz parte do nosso plano de voluntariado.

mai. 2021

Plano de Voluntariado 2020/21 da AEJAH